v. 7, n. 2 (2015): História da Educação
"Em tempos de destruição da natureza e do trabalho que afetam a sobrevivência da humanidade, de projetos históricos conservadores, de forte disputa e controle da educação, de judicialização da política, de massivas manifestações populares e de crescente interesse dos jovens pela política, Germinal: Marxismo e Educação em Debate, deliberadamente, dedica este número à História da Educação para que, mais uma vez, cumpra seu objetivo precípuo – promover o debate, o esclarecimento e assim contribuir para o avanço de movimentos sociais implicados na transformação das atuais relações de produção da vida. Neste sentido, acolheu e traz a lume textos e seus autores dedicados a explanar e analisar teses conhecidas, algumas amplamente difundidas, temas, abordagens, ora examinadas e descortinadas à luz da crítica marxista. O exame dos autores cujas produções constituem este número da Germinal estava a fazer falta dado o cenário de eterno presentismo, de pletora de informação que, na maioria dos casos, elide tempo, autorias, contextos, razões, passado e futuro, naturaliza, eterniza um único modo de existir, o do capital." (Editorial)
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Sumário
Editorial
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO:
INSTITUIÇÕES, AUTORES E TESES EM TENSÃO HISTÓRICA
Maria de Fátima Rodrigues
Pereira, Maria de Fátima Félix Rosar, Dermeval Saviani, Elza Margarida de
Mendonça Peixoto
Debate
LUIZ CARLOS PRESTES: UM JOVEM
MILITAR EMPENHADO NA EDUCAÇÃO DOS SEUS SUBORDINADOS
Anita Leocadia Prestes
AGÊNCIAS E AGENTES NA
PROFISSIONALIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO DE ENSINO SECUNDÁRIO (1931-1945)
Amália Cristina Dias da Rocha
Bezerra
PERSPECTIVAS EM CONFRONTO NO
CAMPO DA EDUCAÇÃO: O MANIFESTO DOS PIONEIROS DA EDUCAÇÃO NOVA (1932) E O
MANIFESTO DOS INSPETORES DE ENSINO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (1934)
Marcos Cesar de Oliveira Pinheiro
A INFLUÊNCIA DO “ESTILO AMERICANO
DE VIDA” NOS EDUCADORES BRASILEIROS PÓS 1930 E ALGUNS DE SEUS CRÍTICOS:
FLORESTAN FERNANDES E A FEDERAÇÃO INTERNACIONAL SINDICAL DE ENSINO
Gilcilene de Oliveira Damasceno
Barão
Artigos
ORIGENS DO MOVIMENTO OPERÁRIO E
DO SOCIALISMO NO BRASIL
Osvaldo Luis Angel Coggiola
MUNDIALIZAÇÃO E SOCIEDADE
MUNDIAL. APONTAMENTOS PARA UMA POSIÇÃO ONTOLÓGICO-POLÍTICA DO PROBLEMA PDF
José Adriano Barata-Moura
INSTITUTO BRASILEIRO DE FILOSOFIA:
UMA TENTATIVA DE CONSTRUÇÃO DE UMA HEGEMONIA CONSERVADORA
Rodrigo Jurucê Mattos Gonçalves, Pedro Leão da Costa Neto
ZEFERINO VAZ: UM REITOR DE
DIREITA QUE PROTEGIA AS ESQUERDAS?
Caio Navarro Toledo
A CENTRALIDADE DA EDUCAÇÃO
PÚBLICA NA OBRA E MILITÂNCIA DE FLORESTAN FERNANDES, NO PERÍODO ENTRE 1980 A
1995: CONTRIBUIÇÕES AO PENSAMENTO MARXISTA SOBRE A EDUCAÇÃO NO BRASIL
Fabiana de Cássia Rodrigues, Lucelma Silva Braga
BUSCANDO GRAMSCI NA OBRA DE BRIAN
SIPSON
Marisa Bittar
MARX E A EDUCAÇÃO: OBSERVAÇÕES
ACERCA DE A IDEOLOGIA ALEMÃ E TESES CONTRA FEUERBACH.
Anita Helena Schlesener
TRABALHO, EDUCAÇÃO E REPRODUÇÃO
EM LUKÁCS
Gisele Masson
IMAGINÁRIO SOCIALISTA
Claudio Katz
O MARXISMO HISTORICISTA NA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): TEORIA E PRÁTICA
Fábio Fernandes Villela
TRABALHO E EDUCAÇÃO: UM DEBATE
NECESSÁRIO E URGENTE DIANTE DAS MUDANÇAS NO MUNDO DO TRABALHO
Eraldo Leme Batista
O PROGRAMA DE APOIO A PLANOS DE
REESTRUTURAÇÃO E EXPANSÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS E SUA IMPLEMENTAÇÃO NA
UTFPR
Edevania Trevizan, Henrique Tahan Novaes
CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE E
SOFRIMENTO PSÍQUICO NO ENSINO SUPERIOR PRIVADO
Vivian Jilou, Sálua Cecílio
O SETOR PRIVADO-MERCANTIL DE
EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL E A EDUCAÇÃO A DISTANCIA
Andreia Gomes da Cruz, Maria de Fátima Costa de Paula
O SINDICATO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
E AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS
Olgaíses Cabal Maues
A UNIVERSIDADE BRASILEIRA: UMA
ANÁLISE HISTÓRICA DA INSERÇÃO PERIFÉRICA NA ORDEM CAPITALISTA MUNDIAL.
Matheus Castro da Silva
ERA DA INDETERMINAÇÃO? FRANCISCO
DE OLIVEIRA E PROCESSO DECISÓRIO POLÍTICO NO BRASIL CONTEMPORÂNEO.
Lucas Patschiki
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CAPITAL E
FORÇA DE TRABALHO NO BRASIL
Michel Goulart da Silva
ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE
POLÍTICA (“PÚBLICA”) EDUCACIONAL
Iael de Souza
Entrevista
MARXISMO E HISTÖRIA DA EDUCAÇÃO
José Luis Sanfelice
Clássico
MANIFESTO DOS INSPETORES DE
ENSINO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO AO MAGISTÉRIO E À SOCIEDADE FLUMINENSES
Paschoal Lemme
AS TAREFAS DAS UNIÕES DA
JUVENTUDE
Vladimir Iilich Ulianov Lenin
Resenhas
LAVAL, C. A Escola não é uma
empresa: o neo-liberalismo em ataque ao ensino público. Londrina: Editora
Planta, 2004. 324 p.
Renata Luiza Costa
GRAMSCI NO LIMIAR DO SÉCULO XXI
Rodrigo Sarruge Molina
O PRECARIADO
Jéferson Silveira Dantas
Teses e Dissertaçoes: Resumos
EMANCIPAÇÃO HUMANA E EDUCAÇÃO EM
MARX: PARA UMA CRÍTICA DA FORMAÇÃO BURGUESA O HORIZONTE DA DESIGUALDADE SOCIAL
Vilson Aparecido da Mata
O PROJETO EDUCACIONAL DA ITAIPU
BINACIONAL (1974-1985): UMA EDUCAÇÃO PARA CADA VILA E PARA CADA FRAÇÃO DA
CLASSE TRABALHADORA.
Denise Kloeckner Sbardelotto
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