domingo, 24 de maio de 2015

Dossiê "Pedagogia Histórico-Crítica" | Revista Germinal | V. 7 n. 1 | 2015





O Volume 7, n. 1, de 2015 da Revista Germinal: Educação e Marxismo em Debate é mais uma vez dedicado à pedagogia histórico-crítica. Foi assim em 2013 (v. 5, n. 2), quando os organizadores da XI Jornada do HISTEDBR, realizada 2013 em Cascavel (PR), destinaram aquela edição da revista às conferências proferidas no evento e ampliaram o número com textos de outros autores. 


Sumário

Editorial

DOSSIÊ “PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: A DEFESA DO ENSINO E DIRECIONAMENTOS PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR”          
Ana Carolina Galvão Marsiglia,  Ligia Marcia Martins

Debate

A IMPORTÂNCIA DA CONCEPÇÃO DE MUNDO PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR: PORQUE A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NÃO ENDOSSA O SILÊNCIO DE WITTGENSTEIN                PDF
Newton Duarte              

O CONCEITO DIALÉTICO DE MEDIAÇÃO NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA EM INTERMEDIAÇÃO COM A PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL
Dermeval Saviani           

A INTERNALIZAÇÃO DE SIGNOS COMO INTERMEDIAÇÃO ENTRE A PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA          
Lígia Márcia Martins      

Artigos

PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E SABER OBJETIVO VERSUS MULTICULTURALISMO E O RELATIVISMO NO DEBATE CURRICULAR ATUAL     
Julia Malanchen              

O POPULAR E O ERUDITO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR       
Cláudio Félix dos Santos, Adalgisa Gonçalves Gobbi, Ana Carolina Galvão Marsiglia       

PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DA ANÁLISE DO TEMA “ORIENTAÇÃO SEXUAL ” NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS      
Marcio Magalhaes da Silva         

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO: AVANÇO NO PROCESSO DE HUMANIZAÇÃO OU FENÔMENO DE ALIENAÇÃO?   
Benedito Pinheiro Ferreira        

CRÍTICA À CONCEPÇÃO EMPRESARIAL DE EDUCAÇÃO: UMA CONTRIBUIÇÃO DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA      
André Silva Martins,      Leonardo Docena Pina 

A PRODUÇÃO DE DERMEVAL SAVIANI: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES AOS ARTIGOS QUE TRATAM DA TEORIA PEDAGÓGICA  
Carolina Nozella Gama, Cláudio de Lira Santos Júnior    

POR QUE É NECESSÁRIO O TRABALHO EDUCATIVO FUNDAMENTADO NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NAS ESCOLAS DO CAMPO E DO MST?            
Tiago Nicola Lavoura     

EDUCAÇÃO ESCOLAR E ACESSO AO CONHECIMENTO: O ENSINO COMO SOCIALIZAÇÃO DA LIBERDADE DE PENSAR                
Angelo Antonio Abrantes          

CINEMA COMO RECURSO PARA O DESENVOLVIMENTO CONCEITUAL: ENLACES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA 
Silvana Calvo Tuleski,     Marta Chaves,  Hilusca Alves Leite,         Paulo Sérgio Pereira Ricci,Maria Aparecida Santiago da Silva,     Jéssica Elise Echs Lucena             

A RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA EM QUESTÃO      
Marluza Secchin Malacarne, Sandra Soares Della Fonte, Robson Loureiro, Antonio Fernandes da Cruz Junior  

OS DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: APONTAMENTOS PARA UMA PRÁXIS TRANSFORMADORA NA EDUCAÇÃO        
Eraldo Leme Batista, Marcos Roberto Lima        

O PAPEL DA ARTE E DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NA FORMAÇÃO DE NECESSIDADES SUPERIORES À LUZ DOS PRESSUPOSTOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA  
Larissa Bulhões D'Incao, Mariana de Cássia Assumpção, Maria Cláudia da Silva Saccomanni         

AS CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA       
Lucas André Teixeira    

OBJETIVOS DO ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL À LUZ DA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA E HISTÓRICO-CULTURAL         
Juliana Campregher Pasqualini

A CONCEPÇÃO HISTÓRICO-CULTURAL DE ALFABETIZAÇÃO       
Meire dos Santos Dangió, Ligia Marcia Martins

PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA: UM OLHAR PARA AS AÇÕES DO PROFESSOR NO ENSINO DA LINGUAGEM ESCRITA 
Mônica De Araújo Saraiva, Terezinha da Conceição Costa-Hübes           

DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES À FORMAÇÃO CONTINUADA: CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTORICO-CRÍTICA NA BUSCA DE UMA FORMAÇÃO EMANCIPADORA              
Maria Cláudia da Silva Saccomani, Luciana Cristina Salvatti Coutinho      

A PEDAGOGIA HISTÓRICO CRITICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: A EXPERIÊNCIA DA ÁREA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFBA
Bárbara Carine Pinheiro da Anunciação

Entrevista

PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA           
Celi Nelza Zulke Taffarel             

Clássico

SOBRE A NATUREZA E ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO
Dermeval Saviani           

Resenhas

O DESENVOLVIMENTO DO PSIQUISMO E A EDUCAÇÃO ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES À LUZ DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA.
Saulo Rodrigues Carvalho           

ESCOLA PÚBLICA E SOCIALISMO: FACES DE UMA MESMA MOEDA        
Régis Henrique Silva     

Teses e Dissertaçoes: Resumos

O DESENVOLVIMENTO PSÍQUICO NA IDADE DE TRANSIÇÃO E A FORMAÇÃO DA INDIVIDUALIDADE PARA-SI: APORTES TEÓRICOS PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR DE ADOLESCENTES  PDF
Ricardo Eleutério dos Anjos      

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO AMPLIADA: CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA       

Cristiane Guimarães de Lacerda

Nenhum comentário:

Postar um comentário