O Volume 7, n. 1, de 2015 da Revista Germinal: Educação e Marxismo em Debate é mais uma vez dedicado à pedagogia histórico-crítica. Foi assim em 2013 (v. 5, n. 2), quando os organizadores da XI Jornada do HISTEDBR, realizada 2013 em Cascavel (PR), destinaram aquela edição da revista às conferências proferidas no evento e ampliaram o número com textos de outros autores.
Sumário
Editorial
DOSSIÊ “PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: A DEFESA DO ENSINO E
DIRECIONAMENTOS PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR”
Ana Carolina Galvão Marsiglia, Ligia Marcia Martins
Debate
A IMPORTÂNCIA DA CONCEPÇÃO DE MUNDO PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR:
PORQUE A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NÃO ENDOSSA O SILÊNCIO DE WITTGENSTEIN PDF
Newton Duarte
O CONCEITO DIALÉTICO DE MEDIAÇÃO NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
EM INTERMEDIAÇÃO COM A PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL
Dermeval Saviani
A INTERNALIZAÇÃO DE SIGNOS COMO INTERMEDIAÇÃO ENTRE A
PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
Lígia Márcia Martins
Artigos
PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E SABER OBJETIVO VERSUS
MULTICULTURALISMO E O RELATIVISMO NO DEBATE CURRICULAR ATUAL
Julia Malanchen
O POPULAR E O ERUDITO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR
Cláudio Félix dos Santos, Adalgisa Gonçalves Gobbi, Ana
Carolina Galvão Marsiglia
PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO
ESCOLAR: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DA ANÁLISE DO TEMA “ORIENTAÇÃO SEXUAL ” NOS
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
Marcio Magalhaes da Silva
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO: AVANÇO
NO PROCESSO DE HUMANIZAÇÃO OU FENÔMENO DE ALIENAÇÃO?
Benedito Pinheiro Ferreira
CRÍTICA À CONCEPÇÃO EMPRESARIAL DE EDUCAÇÃO: UMA
CONTRIBUIÇÃO DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
André Silva Martins, Leonardo
Docena Pina
A PRODUÇÃO DE DERMEVAL SAVIANI: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES AOS
ARTIGOS QUE TRATAM DA TEORIA PEDAGÓGICA
Carolina Nozella Gama, Cláudio
de Lira Santos Júnior
POR QUE É NECESSÁRIO O TRABALHO EDUCATIVO FUNDAMENTADO NA
PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NAS ESCOLAS DO CAMPO E DO MST?
Tiago Nicola Lavoura
EDUCAÇÃO ESCOLAR E ACESSO AO CONHECIMENTO: O ENSINO COMO
SOCIALIZAÇÃO DA LIBERDADE DE PENSAR
Angelo Antonio Abrantes
CINEMA COMO RECURSO PARA O DESENVOLVIMENTO CONCEITUAL:
ENLACES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
Silvana Calvo Tuleski, Marta
Chaves, Hilusca Alves Leite, Paulo Sérgio Pereira Ricci,Maria
Aparecida Santiago da Silva, Jéssica
Elise Echs Lucena
A RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA EM QUESTÃO
Marluza Secchin Malacarne, Sandra Soares Della Fonte, Robson Loureiro, Antonio Fernandes da Cruz Junior
OS DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA
HISTÓRICO-CRÍTICA: APONTAMENTOS PARA UMA PRÁXIS TRANSFORMADORA NA EDUCAÇÃO
Eraldo Leme Batista, Marcos Roberto Lima
O PAPEL DA ARTE E DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NA FORMAÇÃO DE
NECESSIDADES SUPERIORES À LUZ DOS PRESSUPOSTOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
Larissa Bulhões D'Incao, Mariana de Cássia Assumpção, Maria Cláudia da Silva Saccomanni
AS CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA PARA O
ENSINO DE GEOGRAFIA
Lucas André Teixeira
OBJETIVOS DO ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL À LUZ DA PERSPECTIVA
HISTÓRICO-CRÍTICA E HISTÓRICO-CULTURAL
Juliana Campregher Pasqualini
A CONCEPÇÃO HISTÓRICO-CULTURAL DE ALFABETIZAÇÃO
Meire dos Santos Dangió, Ligia Marcia Martins
PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA: UM OLHAR PARA AS AÇÕES DO PROFESSOR
NO ENSINO DA LINGUAGEM ESCRITA
Mônica De Araújo Saraiva, Terezinha da Conceição Costa-Hübes
DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES À FORMAÇÃO CONTINUADA:
CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTORICO-CRÍTICA NA BUSCA DE UMA FORMAÇÃO
EMANCIPADORA
Maria Cláudia da Silva Saccomani, Luciana Cristina Salvatti
Coutinho
A PEDAGOGIA HISTÓRICO CRITICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE
CIÊNCIAS: A EXPERIÊNCIA DA ÁREA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA DO CURSO
DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFBA
Bárbara Carine Pinheiro da Anunciação
Entrevista
PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
Celi Nelza Zulke Taffarel
Clássico
SOBRE A NATUREZA E ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO
Dermeval Saviani
Resenhas
O DESENVOLVIMENTO DO PSIQUISMO E A EDUCAÇÃO ESCOLAR:
CONTRIBUIÇÕES À LUZ DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E DA PEDAGOGIA
HISTÓRICO-CRÍTICA.
Saulo Rodrigues Carvalho
ESCOLA PÚBLICA E SOCIALISMO: FACES DE UMA MESMA MOEDA
Régis Henrique Silva
Teses e Dissertaçoes: Resumos
O DESENVOLVIMENTO PSÍQUICO NA IDADE DE TRANSIÇÃO E A
FORMAÇÃO DA INDIVIDUALIDADE PARA-SI: APORTES TEÓRICOS PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR
DE ADOLESCENTES PDF
Ricardo Eleutério dos Anjos
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A EDUCAÇÃO
INFANTIL NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO AMPLIADA: CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA
HISTÓRICO-CRÍTICA
Cristiane Guimarães de Lacerda
Nenhum comentário:
Postar um comentário