quinta-feira, 30 de abril de 2015

Dossiê "Organização do Trabalho Didático" - Revista HISTEDBR - v. 14, n. 60 (2014)

Número da Revista HISTEDBR Online organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil – HISTEDBR/GT Campo Grande-MS.

Editorial
Editorial
Maria Angélica Cardoso, Silvia Helena Andrade de Brito

Dossiê
EL AGRÓNOMO SILVIO SPANGENBERG Y LA CONSOLIDACIÓN DE LA ESCUELA NACIONAL DE AGRICULTURA DE CASILDA (1900-1928)
Adrián Ascolani


"ELEMENTOS DE ÁLGEBRA" DE CRISTIANO BENEDITO OTTONNI: ANÁLISE DE UM INSTRUMENTO DIDÁTICO DO SÉCULO XIX
Elaine Cristina Luiz, Samira Saad Pulchério Lancillotti


O TRABALHO DIDÁTICO NA OBRA DE CALKINS: A ALFABETIZAÇÃO SEGUNDO O MÉTODO INTUITIVO
Enilda Fernandes


OS CADERNOS DE HISTÓRIA DO ESTADO DE SÃO PAULO (2008-2010)
Jémerson Quirino de Almeida, Carla Villamaina Centeno


A CONFORMAÇÃO DO MERCADO EDITORIAL BRASILEIRO A PARTIR DAS ÚLTIMAS DÉCADAS DO SÉCULO XX E ANOS INICIAIS DO SÉCULO XXI: O CASO DO GRUPO ABRIL
Iara Augusta da Silva


A UTILIZAÇÃO DO “LIVRO” DIDÁTICO NA SOCIEDADE DO CAPITAL
Maria Lucia Paniago


A LITERATURA NA ORGANIZAÇÃO DIDÁTICA DA ESCOLA MODERNA: EM UM CAMINHO DE PERDAS, A EXPRESSÃO DE UMA SOCIEDADE UTILITARISTA
Ana Aparecida Arguelho de Souza, Graciela Fátima Granetto


FERNANDO DE AZEVEDO (1894-1974): UMA MESMA OBRA E SUAS VÁRIAS LEITURAS
Silvia Helena Andrade de Brito, Maria Angélica Cardoso


A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A DIVERSIDADE E DIREITOS HUMANOS ANALISADA SOB A ÓTICA DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DIDÁTICO: TECENDO ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
Andréia Laura de Moura Cristaldo

Artigo
INFLUÊNCIAS E DETERMINAÇÕES PARA A OFERTA DA ESCOLARIDADE OBRIGATÓRIA NO BRASIL
Simone Fátima Flach


EDUCAÇÃO DO CAMPO E POLÍTICA EDUCACIONAL EM DEBATE: APONTAMENTOS SOBRE A FORMAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA RURAL NA ATUALIDADE
Adriana do Carmo de Jesus, Júlia Mazinini Rosa, Maria Cristina dos Santos Bezerra


HISTÓRIA DO ENSINO E DISCURSOS POLÍTICO-EDUCACIONAIS NA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO
Francisco Carlos Franco, Rosalia Maria Netto Prados


INFÂNCIA E EDUCAÇÃO: A HISTÓRICA CONSTRUÇÃO DO DIREITO DAS CRIANÇAS
Djanira Ribeiro Santana


NARRATIVAS E REPRESENTAÇÕES DE UM PERCURSO EDUCACIONAL E DE UM IDEÁRIO EDUCATIVO ESTRANGEIRO NAS CARTAS DE UMA EDUCADORA
Silmara Fatima Cardoso


INTELECTUAIS, EDUCAÇÃO ESCOLAR E HEGEMONIA: ANÁLISE DAS FORMULAÇÕES EMPRESARIAIS SOBRE TRABALHO DOCENTE
André Silva Martins, Leonardo Docena Pina, Lúcia Aparecida de Ávila, Raiza Dias de Almeida


A INSTRUÇÃO PROGRAMADA PROPOSTA POR SKINNER E O USO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS NA EDUCAÇÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE A PEDAGOGIA TECNICISTA NO BRASIL
Evelyn Fernandes Faheina


IDEIAS PEDAGÓGICAS DE UMA SOCIOLOGIA CRISTÃ: NOTAS SOBRE UM COMPÊNDIO DE SOCIOLOGIA DA DÉCADA DE 1940
Marcelo Pinheiro Cigales


A ATUAÇÃO JESUÍTICA NAS PROPOSTAS DE PERIODIZAÇÃO DOS MANUAIS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Vanessa Campos Mariano Ruckstadter, Cezar de Alencar Arnaut de Toledo


A DIDÁTICA MAGNA: UMA OBRA PRECURSORA DA PEDAGOGIA MODERNA?
Ronaldo Aurélio Gimenes Garcia


AS CATEGORIAS FREIREANAS E A EDUCAÇÃO POPULAR NA PERSPECTIVA DO FILME TRISTEZA DO JECA
Juscimar Maria de Paula, Armindo Quilicci Neto


NOTAS SOBRE A REFORMA POMBALINA DA INSTRUÇÃO EM PORTUGAL E NA AMÉRICA PORTUGUESA
Alberto Damasceno


AS PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS DO MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA NO COLÉGIO DE SÃO BENTO DO RIO DE JANEIRO
Bruno Alves Dassie, Letícia Maria Ferreira da Costa, João Bosco Pitombeira Fernandes de Carvalho


APONTAMENTOS SOBRE A CONCEPÇÃO FENOMENOLÓGICA DO “SE-MOVIMENTAR” NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA CRÍTICA ELUCIDADA PELA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
Matheus Bernardo Silva, Lígia Regina Klein


O LUGAR DO GRUPO ESCOLAR CÉSAR BASTOS NO CONTEXTO HISTÓRICO-EDUCACIONAL DE RIO VERDE (1947–1961)
Maria Helena Cicci Romero, Maria Aparecida Alves Silva, kênia Guimarães Furquim Camargo, Juscimar Maria de Paula

Resenha
AS MUITAS FACETAS DO SOCIÓLOGO E EDUCADOR FERNANDO DE AZEVEDO
André Luiz da Motta Silva, Silvia Helena Andrade de Brito

Resumo
AS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL EM ARIQUEMES-RONDÔNIA: UMA ANÁLISE DO PROJETO BURAREIRO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL E DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO
Claudinei Frutuoso



A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DIDÁTICO NAS ESCOLAS ISOLADAS PAULISTAS: 1893 A 1932
Maria Angélica Cardoso

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