Número da Revista HISTEDBR Online organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil – HISTEDBR/GT Campo Grande-MS.
Editorial
Editorial
Maria Angélica Cardoso, Silvia Helena
Andrade de Brito
|
Dossiê
EL AGRÓNOMO SILVIO SPANGENBERG Y LA CONSOLIDACIÓN DE LA
ESCUELA NACIONAL DE AGRICULTURA DE CASILDA (1900-1928)
Adrián Ascolani
|
"ELEMENTOS DE ÁLGEBRA" DE CRISTIANO BENEDITO
OTTONNI: ANÁLISE DE UM INSTRUMENTO DIDÁTICO DO SÉCULO XIX
Elaine Cristina Luiz, Samira Saad
Pulchério Lancillotti
|
O TRABALHO DIDÁTICO NA OBRA DE CALKINS: A ALFABETIZAÇÃO
SEGUNDO O MÉTODO INTUITIVO
Enilda Fernandes
|
OS CADERNOS DE HISTÓRIA DO ESTADO DE SÃO PAULO (2008-2010)
Jémerson Quirino de Almeida, Carla
Villamaina Centeno
|
A CONFORMAÇÃO DO MERCADO EDITORIAL BRASILEIRO A PARTIR DAS
ÚLTIMAS DÉCADAS DO SÉCULO XX E ANOS INICIAIS DO SÉCULO XXI: O CASO DO GRUPO
ABRIL
Iara Augusta da Silva
|
A UTILIZAÇÃO DO “LIVRO” DIDÁTICO NA SOCIEDADE DO CAPITAL
Maria Lucia Paniago
|
A LITERATURA NA ORGANIZAÇÃO DIDÁTICA DA ESCOLA MODERNA: EM
UM CAMINHO DE PERDAS, A EXPRESSÃO DE UMA SOCIEDADE UTILITARISTA
Ana Aparecida Arguelho de Souza,
Graciela Fátima Granetto
|
FERNANDO DE AZEVEDO (1894-1974): UMA MESMA OBRA E SUAS
VÁRIAS LEITURAS
Silvia Helena Andrade de Brito, Maria
Angélica Cardoso
|
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A DIVERSIDADE E DIREITOS
HUMANOS ANALISADA SOB A ÓTICA DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DIDÁTICO: TECENDO
ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
Andréia Laura de Moura Cristaldo
|
Artigo
INFLUÊNCIAS E DETERMINAÇÕES PARA A OFERTA DA ESCOLARIDADE
OBRIGATÓRIA NO BRASIL
Simone Fátima Flach
|
EDUCAÇÃO DO CAMPO E POLÍTICA EDUCACIONAL EM DEBATE:
APONTAMENTOS SOBRE A FORMAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA RURAL NA ATUALIDADE
Adriana do Carmo de Jesus, Júlia
Mazinini Rosa, Maria Cristina dos Santos Bezerra
|
HISTÓRIA DO ENSINO E DISCURSOS POLÍTICO-EDUCACIONAIS NA
EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO
Francisco Carlos Franco, Rosalia
Maria Netto Prados
|
INFÂNCIA E EDUCAÇÃO: A HISTÓRICA CONSTRUÇÃO DO DIREITO DAS
CRIANÇAS
Djanira Ribeiro Santana
|
NARRATIVAS E REPRESENTAÇÕES DE UM PERCURSO EDUCACIONAL E
DE UM IDEÁRIO EDUCATIVO ESTRANGEIRO NAS CARTAS DE UMA EDUCADORA
Silmara Fatima Cardoso
|
INTELECTUAIS, EDUCAÇÃO ESCOLAR E HEGEMONIA: ANÁLISE DAS
FORMULAÇÕES EMPRESARIAIS SOBRE TRABALHO DOCENTE
André Silva Martins, Leonardo Docena
Pina, Lúcia Aparecida de Ávila, Raiza Dias de Almeida
|
A INSTRUÇÃO PROGRAMADA PROPOSTA POR SKINNER E O USO DE
RECURSOS AUDIOVISUAIS NA EDUCAÇÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE A PEDAGOGIA TECNICISTA
NO BRASIL
Evelyn Fernandes Faheina
|
IDEIAS PEDAGÓGICAS DE UMA SOCIOLOGIA CRISTÃ: NOTAS SOBRE
UM COMPÊNDIO DE SOCIOLOGIA DA DÉCADA DE 1940
Marcelo Pinheiro Cigales
|
A ATUAÇÃO JESUÍTICA NAS PROPOSTAS DE PERIODIZAÇÃO DOS
MANUAIS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Vanessa Campos Mariano Ruckstadter,
Cezar de Alencar Arnaut de Toledo
|
A DIDÁTICA MAGNA: UMA OBRA PRECURSORA DA PEDAGOGIA
MODERNA?
Ronaldo Aurélio Gimenes Garcia
|
AS CATEGORIAS FREIREANAS E A EDUCAÇÃO POPULAR NA
PERSPECTIVA DO FILME TRISTEZA DO JECA
Juscimar Maria de Paula, Armindo
Quilicci Neto
|
NOTAS SOBRE A REFORMA POMBALINA DA INSTRUÇÃO EM PORTUGAL E
NA AMÉRICA PORTUGUESA
Alberto Damasceno
|
AS PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS DO MOVIMENTO DA MATEMÁTICA
MODERNA NO COLÉGIO DE SÃO BENTO DO RIO DE JANEIRO
Bruno Alves Dassie, Letícia Maria
Ferreira da Costa, João Bosco Pitombeira Fernandes de Carvalho
|
APONTAMENTOS SOBRE A CONCEPÇÃO FENOMENOLÓGICA DO
“SE-MOVIMENTAR” NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA CRÍTICA ELUCIDADA PELA
PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
Matheus Bernardo Silva, Lígia Regina
Klein
|
O LUGAR DO GRUPO ESCOLAR CÉSAR BASTOS NO CONTEXTO
HISTÓRICO-EDUCACIONAL DE RIO VERDE (1947–1961)
Maria Helena Cicci Romero, Maria
Aparecida Alves Silva, kênia Guimarães Furquim Camargo, Juscimar Maria de
Paula
|
Resenha
AS MUITAS FACETAS DO SOCIÓLOGO E
EDUCADOR FERNANDO DE AZEVEDO
André Luiz da Motta Silva, Silvia
Helena Andrade de Brito
|
Resumo
AS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL EM
ARIQUEMES-RONDÔNIA: UMA ANÁLISE DO PROJETO BURAREIRO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL E
DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO
Claudinei Frutuoso
|
A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DIDÁTICO
NAS ESCOLAS ISOLADAS PAULISTAS: 1893 A 1932
Maria Angélica Cardoso
Disponível em: https://www.fe.unicamp.br/revistas/ged/histedbr.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário