SUMÁRIO
Editorial
Paulino José Orso
Artigo
LÓPEZ, HÉROE ANTIMPERIALISTA: ENSAYO HISTÓRICO
Bernardo Coronel
MATERIALISMO HISTÓRICO E PESQUISA EM FONTES: CONTRIBUIÇÕES
PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
Leandro Turmena
O MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO COMO MÉTODO DE ANÁLISE:
UMA VIA POSSÍVEL PARA ENTENDER A HISTÓRIA DAS MULHERES E DA MULHER NA HISTÓRIA?
Mara Cristine Vitorino da Silva, João Carlos da Silva
PARA ALÉM DA ANÁLISE EPISTEMOLÓGICA: CRÍTICA DA PRODUÇÃO DO
CONHECIMENTO À LUZ DAS DETERMINANTES DO MODO DE PRODUÇÃO
Elza Margarida de Mendonça Peixoto
A MUNDIALIZAÇÃO DO CAPITAL E SEUS IMPACTOS SOBRE O PROCESSO
DE TRABALHO E A EDUCAÇÃO
Thayene da Costa Campos Santos, Thaylla Soares Paixão
INTENSIFICAÇÃO DO TRABALHO, ALIENAÇÃO E EMANCIPAÇÃO HUMANA
Eraldo Leme Batista, Paulino José Orso
CULTURA, ALIENAÇÃO E REVOLUÇÃO NA TEORIA MARXISTA
Julia Malanchen, Silvia Alves dos Santos
A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E OS DESAFIOS FRENTE À
EDUCAÇÃO
Helloysa Bragueto Moreira, João Batista Zanardini
A PRÁTICA PEDAGÓGICA HISTÓRICO-CRÍTICA E O ENSINO DE
EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Leonardo Docena Pina
A POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA E AS DIRETRIZES DO
PROGRAMA EDUCAÇÃO PARA TODOS: NOTAS CRÍTICAS
Deribaldo dos Santos, Maria
das Dores Mendes Segundo, Maria Cleidiane Cavalcante Freitas, Tayanna Vieira
Lima
A CONCEPÇÃO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRESENTE NAS TESES
SOBRE O CURRÍCULO DE PEDAGOGIA NO BRASIL: UMA ANÁLISE CRÍTICA
Carolina Nosella Gama, Cláudio de Lira Santos Júnior
IDEOLOGIA E POLÍTICA: UMA ANÁLISE DAS LEIS IMPOSTAS PELO
ESTADO BURGUÊS E DA LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA
Renalvo Cavalcante Silva, Aline Soares Nomeriano
A PEDAGOGIA VAI AO PORÃO: NOTAS CRÍTICAS SOBRE AS ASSIM
CHAMADAS “PEDAGOGIA EMPRESARIAL” E “PEDAGOGIA EMPREENDEDORA”
Alessandro de Melo, Luciani Wolf
FORMAÇÃO POLÍTICA DE EDUCADORES: PRESENÇA DE LÊNIN E GRAMSCI
NOS CADERNOS UTILIZADOS NA ESCOLA DE FORMAÇÃO DA APP-SINDICATO DOS
TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO PÚBLICA DO PARANÁ
Denila Coelho, André Paulo Castanha
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DO
CAMPO NO BRASIL: TESES E ANTÍTESES
Joelma de Oliveira Albuquerque
A ATUAÇÃO DO PROFESSOR ENQUANTO A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
RADICAL NÃO SE REALIZA
Iael de Souza
ANOTAÇÕES À QUESTÃO: A EDUCAÇÃO ESCOLAR É A FORMA PRINCIPAL
E DOMINANTE DE EDUCAÇÃO?
Adair Ângelo Dalarosa, José Luiz Zanella
CICLOS DE FORMAÇÃO HUMANA NO COLÉGIO ESTADUAL DO CAMPO IRACI
SALETE STROZAK
Ana Cristina Hammel, Liliam Faria Porto Borges
A CATEGORIA GÊNERO NO GT HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DA ANPED: UM
EXERCÍCIO DE CRÍTICA MARXISTA
André Luiz Sena Mariano, Romeu Adriano da Silva
A OBRA DE GEORGES SNYDERS NO CENÁRIO EDUCACIONAL BRASILEIRO:
INTRODUÇÃO, APROPRIAÇÕES E REFLUXO
Renata de Almeida Vieira
A CONTRIBUIÇÃO DE ERIC HOBSBAWM (1917-2012) PARA COM A
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTORIOGRÁFICO
José Luís Sanfelice
E. P. THOMPSON E A EDUCAÇÃO: A SOCIALIZAÇÃO COMO EXPERIÊNCIA
Suely Aparecida Martins
UMA ANÁLISE DO LEGADO AUTÓCTONE NA EDUCAÇÃO CUBANA
Maria do Carmo Luiz Caldas Leite
Resenha
A MUNDIALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: CONSOLIDAÇÃO DO PROJETO
NEOLIBERAL NA AMÉRICA LATINA. BRASIL E VENEZUELA
Thaylla Soares Paixão
FUGA DA HISTÓRIA? AS REVOLUÇÕES RUSSA E CHINESA VISTAS DE
HOJE
Sidemar Presotto Nunes
Resumo
TRABALHO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NAS DÉCADAS DE 1930 E 1940
NO BRASIL: ANÁLISE DO PENSAMENTO E DAS AÇÕES DA BURGUESIA INDUSTRIAL A PARTIR
DO IDORT
Eraldo Leme Batista
A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
BRASILEIRA
Efrain Maciel Silva
TRABALHO, ALIENAÇÃO E EMANCIPAÇÃO: A EDUCAÇÃO EM MÉSZÁROS
Caio Antunes
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