segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Marxismo e Educação - Revista HISTEDBR On-Line | v. 14, n. 59 (2014)

Número especial da Revista HISTEDBR Online, centrado na temática Marxismo e Educaçãoorganizado pelo Grupo de estudos e pesquisas da Região Oeste do Paraná – HISTEDOPR da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE.


SUMÁRIO

Editorial
Paulino José Orso

Artigo

LÓPEZ, HÉROE ANTIMPERIALISTA: ENSAYO HISTÓRICO
Bernardo Coronel

MATERIALISMO HISTÓRICO E PESQUISA EM FONTES: CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
Leandro Turmena

O MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO COMO MÉTODO DE ANÁLISE: UMA VIA POSSÍVEL PARA ENTENDER A HISTÓRIA DAS MULHERES E DA MULHER NA HISTÓRIA?
Mara Cristine Vitorino da Silva, João Carlos da Silva

PARA ALÉM DA ANÁLISE EPISTEMOLÓGICA: CRÍTICA DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO À LUZ DAS DETERMINANTES DO MODO DE PRODUÇÃO
Elza Margarida de Mendonça Peixoto

A MUNDIALIZAÇÃO DO CAPITAL E SEUS IMPACTOS SOBRE O PROCESSO DE TRABALHO E A EDUCAÇÃO
Thayene da Costa Campos Santos, Thaylla Soares Paixão

INTENSIFICAÇÃO DO TRABALHO, ALIENAÇÃO E EMANCIPAÇÃO HUMANA
Eraldo Leme Batista, Paulino José Orso

CULTURA, ALIENAÇÃO E REVOLUÇÃO NA TEORIA MARXISTA
Julia Malanchen, Silvia Alves dos Santos

A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E OS DESAFIOS FRENTE À EDUCAÇÃO
Helloysa Bragueto Moreira, João Batista Zanardini

A PRÁTICA PEDAGÓGICA HISTÓRICO-CRÍTICA E O ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Leonardo Docena Pina

A POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA E AS DIRETRIZES DO PROGRAMA EDUCAÇÃO PARA TODOS: NOTAS CRÍTICAS
Deribaldo dos Santos,   Maria das Dores Mendes Segundo, Maria Cleidiane Cavalcante Freitas, Tayanna Vieira Lima

A CONCEPÇÃO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRESENTE NAS TESES SOBRE O CURRÍCULO DE PEDAGOGIA NO BRASIL: UMA ANÁLISE CRÍTICA
Carolina Nosella Gama, Cláudio de Lira Santos Júnior

IDEOLOGIA E POLÍTICA: UMA ANÁLISE DAS LEIS IMPOSTAS PELO ESTADO BURGUÊS E DA LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA
Renalvo Cavalcante Silva, Aline Soares Nomeriano

A PEDAGOGIA VAI AO PORÃO: NOTAS CRÍTICAS SOBRE AS ASSIM CHAMADAS “PEDAGOGIA EMPRESARIAL” E “PEDAGOGIA EMPREENDEDORA”
Alessandro de Melo, Luciani Wolf

FORMAÇÃO POLÍTICA DE EDUCADORES: PRESENÇA DE LÊNIN E GRAMSCI NOS CADERNOS UTILIZADOS NA ESCOLA DE FORMAÇÃO DA APP-SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO PÚBLICA DO PARANÁ
Denila Coelho, André Paulo Castanha

PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DO CAMPO NO BRASIL: TESES E ANTÍTESES
Joelma de Oliveira Albuquerque

A ATUAÇÃO DO PROFESSOR ENQUANTO A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL RADICAL NÃO SE REALIZA
Iael de Souza

ANOTAÇÕES À QUESTÃO: A EDUCAÇÃO ESCOLAR É A FORMA PRINCIPAL E DOMINANTE DE EDUCAÇÃO?
Adair Ângelo Dalarosa, José Luiz Zanella

CICLOS DE FORMAÇÃO HUMANA NO COLÉGIO ESTADUAL DO CAMPO IRACI SALETE STROZAK
Ana Cristina Hammel, Liliam Faria Porto Borges

A CATEGORIA GÊNERO NO GT HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DA ANPED: UM EXERCÍCIO DE CRÍTICA MARXISTA
André Luiz Sena Mariano, Romeu Adriano da Silva

A OBRA DE GEORGES SNYDERS NO CENÁRIO EDUCACIONAL BRASILEIRO: INTRODUÇÃO, APROPRIAÇÕES E REFLUXO
Renata de Almeida Vieira

A CONTRIBUIÇÃO DE ERIC HOBSBAWM (1917-2012) PARA COM A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTORIOGRÁFICO
José Luís Sanfelice

E. P. THOMPSON E A EDUCAÇÃO: A SOCIALIZAÇÃO COMO EXPERIÊNCIA
Suely Aparecida Martins

UMA ANÁLISE DO LEGADO AUTÓCTONE NA EDUCAÇÃO CUBANA
Maria do Carmo Luiz Caldas Leite

Resenha

A MUNDIALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: CONSOLIDAÇÃO DO PROJETO NEOLIBERAL NA AMÉRICA LATINA. BRASIL E VENEZUELA
Thaylla Soares Paixão

FUGA DA HISTÓRIA? AS REVOLUÇÕES RUSSA E CHINESA VISTAS DE HOJE
Sidemar Presotto Nunes

Resumo

TRABALHO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NAS DÉCADAS DE 1930 E 1940 NO BRASIL: ANÁLISE DO PENSAMENTO E DAS AÇÕES DA BURGUESIA INDUSTRIAL A PARTIR DO IDORT
Eraldo Leme Batista

A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO FÍSICA BRASILEIRA
Efrain Maciel Silva

TRABALHO, ALIENAÇÃO E EMANCIPAÇÃO: A EDUCAÇÃO EM MÉSZÁROS

Caio Antunes

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